20051117

Urbanismo e Cidadania


Quando o campo não era semeado de casas, nem por isso as pessoas eram mais saudáveis. Definitivamente, não eram mais felizes. Dir-se-ia que (lhes) era indiferente a maior harmonia e complementaridade entre o Homem e a Natureza. Hoje, reclama-se um retorno a paradigmas (ecológicos e económicos) que, afinal, não resultavam aquando da sua vigência. Ou será que se pretende mais uma experiência na contemporaneidade?

20051114

Serviço de Manutenção

Salvador Dali, Batalha.


A Europa é assaltada por fora (Ceuta, Melilla, Tarifa, Bari, Sicília, Trieste, etc).
Arde por dentro (França, Bégica, Alemanha ?).
O malaise de alguns habitantes da Europa (que não se sentem europeus) é um fenómeno interessante, sociologicamente falando, é claro. Nada interessante para os donos dos carro incendiados e os polícias feridos por hordas de jovens inadaptados (conceito politicamente correcto), por alguém chamados de «escumalha».
A Europa assiste, enfim, às consequências de uma descolonização que julgava resolvida. Abandonada ao subdesenvolvimento, à corrupção e à cleptocracia, África explodiu demograficamente e emigrou para as potências coloniais carecidas de mão-de-obra.
Hoje, a explosão é dentro da Europa. A demográfica e a outra.
Madrid (11 de Março) e Londres (7 de Julho) serão crises agudas de um sindrome crónico que afecta o sistema mais conseguido de integração (??).
A "israelização" da Europa é um facto consumado?

20051104

Em boa hora

Norman Rockwell (World Peace)

Apesar de:

- o presidente do Irão querer «riscar Israel do mapa»;
- Sarkozy teimar em nada entender do que se passa na periferia excluída de Paris;
- os subsaarianos e asiáticos ficarem a um olhar do sonho europeu,

haverá (mesmo) motivos de esperança?