20090905

«Justiça» exemplar

A "eficácia" do sistema de justiça nos EUA tão incensado por cá, tem, por vezes, pequenos problemas. Entre nós a justiça é lenta, cara, desigual, mas ninguém é condenado à morte. Nos EUA, isso às vezes acontece, até indevidamente.
Oops...

1 comentário:

Justa Causa disse...

O problema é que a causa da abolição da pena de morte é muito pouco popular. As pessoas nos EUA são muito favoráveis à pena de morte. Principalmente pela mesma razão que levava Kant a defendê-la, uma questão de justiça equitativa.
Em certos Estados os políticos que tivessem a veleidade de apresentar uma proposta tão impopular como a abolição da pena de morte não teriam qualquer hipótese de ser eleitos.
Isso é um bom tema para falar sobre o tema da Democracia Iliberal.
O Estado é encarado como uma forma de fazer justiça popular, justiça em nome do povo. As teorias que afastam os efeitos retributivos das penas não têm grande aceitação nos EUA.
Nesse sentido a Justiça nos EUA é prisioneira da democracia directa e não se vê a curto prazo maneira de sair do paradoxo de que o país em que pela primeira vez teve lugar uma revolução em nome dos direitos dos cidadãos ser das poucas nações civilizadas (a par do Japão) em que o Estado tem o direito de vida ou de morte sobre os cidadãos.