20070822

Impressões de uma viagem

Desta vez, vi o Palácio dos Doges com bastante vagar. Devagar mesmo. E uma exposição interessante (e bem montada) sobre «Veneza e o Islão», dando conta das multiseculares relações privilegiadas da República dos Doges com o Islão, sobretudo de matriz otomana.

Tantas igrejas. Cento e oitenta canais, quatrocentas e cinquenta pontes, mil e uma calles, os fantasmas de Casanova e de Vivaldi, embarcações anacrónicas movidas a esforço humano.

O Café Florian estende-se debaixo de uma arcada emblemática da Praça S. Marcos. Esta, pareceu-me um pouco mais acanhada do que na primeira vez (talvez pela horda de turistas que a frequenta). Uma sala está em trabalhos de restauro. Já tem uma empregada nipónica, pois dá jeito para a clientela japonesa.

Muitos pombos, demasiados pombos, a esboçar voos tangentes aos visitantes, que, não obstante os avisos de degradação pelos dejectos, os alimentam.

Cenários de inspiração. Ruelas desabitadas, canais silenciosos. Outros turbulentos.

O ambiente da Bienal nos Giardini e no Arsenale é diverso. Arte contemporânea de alguma inspiração e muito cânone. Mas não deslumbra. Talvez o pavilhão da Rússia me tenha supreendido. Pouco mais (e, acreditem, nem estou a ser exigente!).

Apesar de tudo, esta incursão mereceu-me estas linhas:



És mármore

E água

Nas tuas veias te percorremos

E nos deixamos perder

Nessa medina de líquidos labirintos

Sem a altivez dos Medici, mas, por isso mesmo, mais esforçada

e não menos aristocrata

Forjaram-te filigranas industriosas

de mármore e água e tijolo

Mas são de madeira as tuas fundações

Sem comentários: