20071207

Léviathan contemporâneo e correcção política esquizofrénica

O Estado quer controlar «à força» a saúde dos portugueses: proíbe o tabaco e todos os malefícios putativamente responsáveis pela degradação do estado de saúde dos cidadãos. Que a ASAE era o «braço armado» dessa política, já sabíamos.
Que a Tabaqueira pretenda assumir-se como empresa «socialmente responsável», como se diz aqui, já temos mais dificuldade em aceitar.
Parece que só as prisões - onde haverá "salas de chuto assistido" (com troca de seringas administrada e financiada pelo Estado) - é que serão espaços subtraídos ao olhar paternal do grande Léviathan contemporâneo.

6 comentários:

Justa Causa disse...

Lei 37/2008, de 15/12.
(também conhecida por Lei Hobbes/Orwell):
Art 1º:
A detenção, uso, consumo, venda, compra, cedência a qualquer título das substâncias descritas no anexo I serão punidas com prisão de seis a oito anos.
Artº 2º:
A A detenção, uso, consumo, venda, compra, cedência a qualquer título das substâncias descritas no anexo II serão punidas com prisão de seis a oito anos.

Anexo I:
Tabaco, derivados da folha, caule ou outras partes da Nicotiana Tabacum sob a forma de cigarros, charutos, cigarrilhas, folhas laminadas soltas para enrolar ou usar em cachimbo, rapé ou qualquer outra forma.

Anexo II:
Paslilhas elásticas, chewing gums, e outros derivados do petróleo mascáveis.

Deste modo o pessoal pode mudar de hábitos saudavelmente.

Justa Causa disse...

Apetece-lhe fumar um cigarro?
Coma antes uma maçã.

Justa Causa disse...

Apetece-lhe levantar taarde?
Coma antes uma maçã.

Justa Causa disse...

Lei 38/2008, de 15/12.
Considerando o grave risco para a saúde causado pela obesidade e doenças com elas relacionadas, no uso de autorização legislativa da Assembleia da República o Governo decreta:
Apetece-lhe comer uma feijoada?
Coma antes uma maçã.

Justa Causa disse...

Convidado a comentar a campanha governamental sobre consumos prejudiciais à saúde e o lema "an apple a day keeps the doctor away" o Presidente da Ordem dos Médicos entendeu nãoi se dever pronunciar por enquanto por ser demasiado cedo para verificar os efeitos da campanha.

Justa Causa disse...

Apetece-lhe protestar?
Coma antes uma maçã.