20061019

Corporati(vi)smo(s)

Anda tudo muito empertigado contra as «derivas corporativas» e contra os sindicatos. Em boa verdade, parece que todos foram acometidos por uma anti-sindicalite primária. Muitos deles ex-sindicalistas, note-se. Muitos mais, ainda, responsáveis políticos que apoiaram e fomentaram sindicatos, e que por estes foram robustamente apoiados.
Isto é tanto mais curioso quando, na semana passada, houve a maior manifestação dos últimos dez anos, organizada por uma confederação sindical.
Afinal, dizer-se que o Estado foi "capturado pelas corporações" (p. ex. discursos do eng. josé pinto sousa, do dr. alberto costa, do prof. vital, do dr. correia de campos e outros), ou seja, por magistrados, militares, funcionários públicos ou professores, é «cuspir na sopa», porque esse «estado de coisas», se é que alguma vez existiu, foi justamente criado por essa gente.

Eu cá, prefiro um sindicato ou uma corporação bem transparentes a um lobby opaco de interesses obscuros.

3 comentários:

Justa Causa disse...

Sindicato ou corporação transparente e não dominado por lobbies obscuros é exactamente como são os do meu planeta natal, Sirius III.
Desde que estou aqui em Sol III ainda não vi nenhum...

Anónimo disse...

Um sindicato ou corporação tem declaração de interesses pública. As «sociedades informais» (pelos vistos até com arroubos de transparência) é que não são de todo em todo escrutináveis. E falo de verdadeiras sociedades comerciais (de interesses palpáveis, materiais e lucrativos) embora não tributáveis, já se vê...

Justa Causa disse...

Lá em Sirius III houve em tempos sindicatos que eram dominados por pelo menos uma e normalmente várias sociedades informais constituídas para controlar sindicatos e corporações, governos e outras instituições.
Mas isso era dantes, agora essas coisas já não existem.