20070714

Pena de água

Pena de água, para quem não sabe, é um direito tradicional sobre águas comuns. Que se extingue pelo não uso.

A pena de água é o direito que têm - ainda hoje - os vizinhos da freguesia de S. Victor, em Braga, de aproveitamento (comum) da água do complexo hidráulico-arquitectónico oitocentista das Sete Fontes.

Este conjunto monumental, aliás justificadamente classificado como Monumento Nacional, está presentemente ameaçado pelo projecto de uma variante com 50 metros de largura (de acesso ao novo Hospital), que, apesar de planeada em viaduto, terá impacto irreversível para todo o conjunto patrimonial, pois irá afectar a captação de água e pôr em perigo a estabilidade das construções e aquedutos.

E há uma, pelo menos uma das arcas de água que se sabe já que será inapelavelmente destruída. Chama-se a «mina dos órfãos», porque era a «mina» que abastecia a Obra do Colégio dos Órfãos (de S. Caetano), mandada edificar pelo seu benemérito Frei Caetano Brandão (arcebispo e senhor de Braga).
Vai ser destruída a «mina dos órfãos». É oficial.
Metáfora irónica de uma sociedade voltada para o imediato e indiferente à solidariedade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma sociedade voltada para o imediato nunca é solidária.O imediato faz-se da pedra mais primária de que o ser humano é construído: o egoísmo. Isto por boas razões iniciais ( a sobrevivência) logo desvirtuadas pelo "eu" exacerbado e pela ganância dos interesses e dos instintos mais básicos. Muitos deles inconfessáveis. Creio que vi, numa noite de passagem e alguma névoa de chuva, essa "Pena de Água" sob um astro denso ea prometer borrasca. Fico desolado mas não estranho a normalidade da ignorância (essa entidade subterrânea que corrói as almas e os corpos e que tanto pode significar iliteracia como outros circuitos elaborados e contabilisticamente exactos). Exactamente. Podemos ainda ter direito ao espanto ou isso tudo já definhou e morreu?.
Um abraço caro Guy.
Arquimedes

Anónimo disse...

Subscrevo e assino sílaba a sílaba,o que acabo de «ouvir» de Arquimedes.
Excelente comentário!
Façamos alguma coisa!Protejamos a nossa cidade!
Belinda