20090116

«Grande velocidade»

M. Ferreira Leite declarou, inequivocamente, que abandonaria o projecto do TGV (esse «elefante branco», como o considerou), caso ganhasse as eleições.
O ministro lino veio apressada e demagogicamente afirmar que a senhora estava a «enganar os portugueses», por ter sido ela a apresentar a proposta do TGV nas instâncias europeias, quando era ministra.

O ministro lino é verbalmente incontinente e inconsistente, uma vez que, quer o contexto histórico-financeiro do País, quer o projecto apresentado, eram completamente diferentes dos actuais (embora ainda ninguém saiba qual a opção de traçados que o governo propõe). Por isso é despropositada a sua intervenção.

E, pela primeira vez, parece-me que a senhora exibiu um aspecto que pode fazer alguma diferença, no cotejo das propostas governativas em presença nas próximas eleições. É um trunfo que pode vir a ter algum peso.

A proverbial teimosia do governo nesta matéria - como noutras - deve-se, sobretudo, aos compromissos que terá face a interesses empresariais preponderantes. Não se devem às invocadas preocupações Keynesianas de propulsionar a economia através do investimento público (há tantos domínios, mais rentáveis em que tal efeito multiplicador poderia ser aplicado: a reabilitação dos centros históricos da nossas cidades, a cooperação, a mobilidade e transporte público, etc, etc,...).

Por isso, o TGV pode ser um factor que ajudará ao esclarecimento e à definição dos projectos de governo.
Eu estou frontalmente contra o TGV (qualquer que seja o traçado). O que não significa que vá, só por isso, apoiar a dra. M. Ferreira Leite.

Sem comentários: