20061214

Poder, corrupção e futebol

1. Nos últimos dias, a paróquia anda num frenesim, por causa de um "best seller" dessa novel autora que dá pelo nome de C.S., ex-companheira do sr. J. N. Pinto da Costa, presidente do FCP.
Revelações escaldantes sobre negócios, esquemas, «encomendas de crimes», relações obscuras, tráficos de influência, etc, redundaram, segundo ouvi na TSF, na indiciação de um rol de «dezasseis crimes» e «onze suspeitos».
O caso até podia lembrar vagamente as denúnicas da ex-amante do empresário italiano que desencadeou a operação «Mãos limpas». Mas, qual quê? Portugal é outra coisa. Ninguém acreditará que a dita senhora - louvando-lhe o desassombro (nunca ninguém, até hoje, pôs tanto em causa um dos mais emblemáticos rostos do dirigismo desportivo e dos meandros do seu sistema) - resista muito às verdadeiras condicionantes e influências que enformam o mundo do Futebol.

2. O PGR chamou o magistrado do processo «Apito dourado» para se inteirar do que sucede(u) no processo e sobre as alegadas intimidações e perseguições de que terá sido alvo. Só pode ter sido, obviamente, para lhe dar todo o apoio.

3. O Governo (pela boca do ministro da Justiça na A.R., anuncia a criação de uma «Unidade nacional anti-corrupção», com prioridade para a corrupção no «fenómeno desportivo», não precisando os seus concretos contornos, âmbito de competências e dependência funcional.

Isto é, o Estado continua a ter uma atitude reactiva e vai a reboque dos epifenómenos mediáticos.

É um dado consensual que a corrupção no desporto não é de hoje. É um fenómeno antigo, que impregna os interstícios do complexo sistema organizativo desportivo que os Partidos ajudaram a criar e muito acarinharam: quem não se lembra do anúncio das «grandes vantagens» da criação e autonomização da Liga de Clubes? Já se esqueceram do que foi a esperança desse novo e promissor modelo das "sociedades desportivas"? É certo que havia imposições comunitárias a cumprir, mas os protagonistas de todo esse processo foram sempre os mesmos.

Quem fomentou e possibilitou todo o actual estado de coisas? Há nomes e interesses bem conhecidos.

Porém, o que verdadeiramente interessa é desviar, agora, a atenção do «povinho» para uma área que é realmente crítica, mas que não é fulcral no funcionamento do Estado de Direito. É claro que haverá que investigar todos os factos que sejam ilícitos e responsabilizar os seus autores. No entanto, mais uma vez, o Estado falhou no diagnóstico e na antecipação dos problemas. Sobretudo na sua identificação.

A corrupção que verdadeiramente destrói o Estado de Direito é a que está ligada ao funcionamento ilegal dos partidos, à adjudicação das obras públicas de menor (a nível autárquico) ou maior vulto (directa ou indirectamente, através das engenharias financeiras de projectos faraónicos como OTA e TGV) e à evasão fiscal.

Aí é que se tornava necessário uma «Unidade» (ou um «milhão»?) para a prevenção - sobretudo a prevenção - e combate à corrupção.
Mas, uma vez mais se perde(rá) a oportunidade. Contra todos os discursos políticos, avisos presidenciais e boas intenções piedosas da moda. Aí, não se pode tocar.
Talvez se começe a perceber, finalmente, o propósito último de todos os esforços para descredibilizar o sistema judiciário e de investigação criminal.



P.S. Parece que os dois magistrados do Ministério Público (um deles em funções no DCIAP) que haviam aceitado a indigitação para os lugares de vice-presidentes do Conselho do Justiça da F.P.F. (na Lista do dr. Gilberto Madaíl) recuaram e já não são candidatos. Antes assim.
Só é de lamentar que tenha sido necessário que outros os tivessem convencido por, aparentemente, os ditos cavalheiros não se darem conta, por si, da figura (efeito de branqueamento) a que se presta(va)m, num momento em que os juizes serão impedidos de integrar taís organismos.

1 comentário:

Anónimo disse...

VEM AGORA VÁRIOS INTILIGENTES DIZER QUE O FCP NÃO PRECISAVA DE COMPRAR ARBRITOS PQ JÁ TINHA O TITULO GANHO: MENTIRA.
1º: QUANDO O FCP JOGOU COM O BEIRA-MAR, TINHA 5 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE O SPORTING E FALTAVAM 5 JOGOS PARA O FINAL DO CAMPEONATO.
2º: O FCP FAZIA UMA CAMPANHA EXCELENTE MAS DESGASTANTE NA LIGA DOS CAMPEOES, E TINHA UM PLANTEL CURTO - 20 JOGADORES
3ª: PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO PCOSTA RECEBE O ARBRITO EM SUA CASA 2 DIAS ANTES DO JOGO COM O BEIRA-MAR
4º: NO DIA SEGUINTE....SÓ NO DIA SEGUINTE AO ENCONTRO ENTRE P.DACOSTA E DUARTE GOMES, O SPORTING JOGA E PERDE COM O BOAVISTA
5º: NO DIA DO JOGO, DUARTE GOMES NÃO TEM NECESSIDADE DE SE QUEIMAR PARA FAVORECER O FCP, PORQUE EM CAMPO O FCP GANHOU E JOGOU MELHOR (ATÉ NEM ESTAVA PRESSIONADO PELO SPORTING).
FINALMENTE O ARGUMENTO DE TEREM SIDO CAMPEOES DA EUROPA E DO MUNDO NÃO É DEFESA PARA O FCP, UMA VEZ QUE O MARSELHA DE TAPIE POR EXEMPLO FOI CAMPEÃ DA EUROPA E PENTACAMPEA DE FRANÇA NO MESMO ANO EM QUE O SEU PRESIDENTE FOI ACUSADO DE CORRUPÇAO DESPORTIVA.
FAÇA-SE JUSTIÇA!