20080419

Gesto fracturante

Bento XVI reuniu-se, nos Estados Unidos, com vítimas de abusos sexuais praticados por padres católicos, ouvindo-os em sessão privada.
Esse gesto pode ter passado despercebido a muita gente, pelo tipo de relação de indiferença mediática que habitualmente se tem perante as notícias da Santa Sé.
Mas o facto em si, é, a meu ver, verdadeiramente sintomático de um genuíno interesse em abordar transparentemente uma questão incómoda e de má consciência. Se se quiser, de fazer uma catarse profiláctica.
Por cá, para além de Catalina Pestana e dos agentes estaduais do processo, quem se pode arrogar ter feito gesto de semelhante significado perante as vítimas da Casa Pia?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bento XVI representa uma escolha sábia de quem conhece o mundo de tal modo que tem a consciência plena de que ele não se mede em minutos. realmente não vale tudo.
Bento XVI não tem com ele a mediatização das estrelas de cinema e, porventura, não usa "Lux", mas é um homem superior que outros homens perceberam ser certo no lugar exacto.
Quanto a catalina. mais calma.Os olhos deala aterram mais nos minutos que não são tempo e menos na largueza dos horizontes. e quanto aos agentes estaduais. são poucos. muito poucos. Talvea só mesmo o clarividente "Gastão".
Parménides de Oliveira