Não sei, sinceramente, se isto vai dar bom resultado.
Os procuradores do DIAP têm razões para se mostrarem afrontados.
Mas, neste momento, em que seria conveniente que o Ministério Público mostrasse a sua coesão, pode ser altamente nocivo e contraproducente a tomada de posições públicas, porque, mal entendidas, vão ser seguramente motivo de especulação jornalística e dos comentadores.
M.ª José Morgado deve uma explicação ao PGR, aos Colegas e aos cidadãos. Não se pode refugiar no teor de um despacho de um membro da sua equipa (ECPAD) nem fazer insinuações enviesadas no programa da d. fátima sobre a razão do soçobrar de um processo que, aparentemente, estava destinado ao sucesso.
Esperava-se que o PGR, por esta altura, já tivesse esvaziado defintivamente o problema.
A menos que não veja o seu verdadeiro alcance ou que esteja, ele próprio, apostado num confronto destituído de sentido de Estado.
O M.P. existe para servir os cidadãos e o Estado de Direito e não para ser pasto de vedetismos, presunções de excelência ou maquinações de projectos pessoais.
20080213
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Assim de repente, caro Guy, parece-me que - reconhecendo embora a sageza cautelosa de quem as pensa (quantas vezes o não faço), como é o teu caso - que os magistrados do MP não só do Porto. Não é o Porto que está em causa. Na verdade se, e nisso tens razão, os Magistrados do MP do vestem essa farda regional num pudor ofendido regional fechma-se num círculo do qual dificilmente saírão.
Em bom rigor são os Magistrados do MP de Portugal - volto a afirmar - que estão em causa. E é a esses que a Morgado e o Juiz Conselheiro Pinto Monteiro ddevem explicações.
A primeira pela irresponsbilidade pueril que tem alimentado a sua vida e a sua intervenção pública. Dizer isto é dizer pouco. A questão não é só de irresponsabilidade. É pele ressequida. Olhos encovados. Ausência de vida, de alegria de sol, enfim. Essa mulher é, afinal uma triste personagem que se iludiu com os fogos da vida. é uma triste idiota. mas vende bem. diz nada e fala de tudo. Como outros que por aí vão pulando. Os Matrinhos. Os Euricos. Os Rangeis. Os sanches. Não vale a pena desesperarmos. sabemos que esta é a lógica do espectáculo que os chamados media são. Espectáculo rasca, vazio, com figurantes de terceira ou então com pessoas reais a sofrer a quem no vótice da agonia esvaziam a alma com um microfone apontado à cabeça: " Diga lá o que sentiu quando o seu filho morreu?" e essas pessoas reais sentem-se compelidas a falar. e falam e choram e os fabricantes do espectáculo rejubilam. a dª fátima é uma dessas fabricantes de sabonetes. porque nos havemos de lavar com detergentes desse jaez. É também nesse quadro que as Morgados (independentemente do género) deste rectângulo e doutras figuras geométricas se movem. SNão são espúrias, são pagas para isoo. sabes que existem muitos e variegados pagamentos. nem que seja uma lâmpada a fulgir sobre os lábios que balbuciam qualquer palavra. de preferência "corrupção" ou sexo ou sangue. Esta é a essência da Morgado: um incomensurável vazio sempre em expansão. Depois dela outros virão. estamos, claramente em fim de ciclo e , sinceramente, não asaei o que lá vem. gostaria que as normas ambientais nos protegessem das sagussugas da alma e do espírito.
O outro , o juiz conselheiro deverá explicar que estoirou cmo o MP. Porque ignora?Confesso que se ignora não merece o reino dos céus. Porque quer ou lhe encomendaram?. Tudo cheira a cadáver.em vez de olhos só cadávers sobre as pedras frias das morgues. sobre eles ainda e sempre os holofotes dos ditos media sugando até ao fim a máscara, a persona o nada. Até ficar só a pedra e uma réstea de luz. mas aí já ninguém a vê. já todos cegaram.
Explicarem o quê? A Morgado e o Jiz Conselheiro? caro Guy a razão já não é para aqui chamada. que poderão eles explicara e a quem? Não sabem explicar nada. não lhes sinto centelha ou crítica. Nem estudo ou vontade séria de serem.São meros estômagos.nada mais. Eles vendem o sabonete ou não vendem. quando e se deixarem de vender outros virão. Quem serão esses outros veremos mais tarde.Teremos outra regeneração?mas isso chega?
Enfim corri tanto que quase me perco a amim mesmo.
Grato pela paciência
A Justiça no Gólgota
Enviar um comentário