20080213

ECPAD vs DIAP do Porto

Não sei, sinceramente, se isto vai dar bom resultado.
Os procuradores do DIAP têm razões para se mostrarem afrontados.
Mas, neste momento, em que seria conveniente que o Ministério Público mostrasse a sua coesão, pode ser altamente nocivo e contraproducente a tomada de posições públicas, porque, mal entendidas, vão ser seguramente motivo de especulação jornalística e dos comentadores.
M.ª José Morgado deve uma explicação ao PGR, aos Colegas e aos cidadãos. Não se pode refugiar no teor de um despacho de um membro da sua equipa (ECPAD) nem fazer insinuações enviesadas no programa da d. fátima sobre a razão do soçobrar de um processo que, aparentemente, estava destinado ao sucesso.

Esperava-se que o PGR, por esta altura, já tivesse esvaziado defintivamente o problema.
A menos que não veja o seu verdadeiro alcance ou que esteja, ele próprio, apostado num confronto destituído de sentido de Estado.
O M.P. existe para servir os cidadãos e o Estado de Direito e não para ser pasto de vedetismos, presunções de excelência ou maquinações de projectos pessoais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim de repente, caro Guy, parece-me que - reconhecendo embora a sageza cautelosa de quem as pensa (quantas vezes o não faço), como é o teu caso - que os magistrados do MP não só do Porto. Não é o Porto que está em causa. Na verdade se, e nisso tens razão, os Magistrados do MP do vestem essa farda regional num pudor ofendido regional fechma-se num círculo do qual dificilmente saírão.
Em bom rigor são os Magistrados do MP de Portugal - volto a afirmar - que estão em causa. E é a esses que a Morgado e o Juiz Conselheiro Pinto Monteiro ddevem explicações.
A primeira pela irresponsbilidade pueril que tem alimentado a sua vida e a sua intervenção pública. Dizer isto é dizer pouco. A questão não é só de irresponsabilidade. É pele ressequida. Olhos encovados. Ausência de vida, de alegria de sol, enfim. Essa mulher é, afinal uma triste personagem que se iludiu com os fogos da vida. é uma triste idiota. mas vende bem. diz nada e fala de tudo. Como outros que por aí vão pulando. Os Matrinhos. Os Euricos. Os Rangeis. Os sanches. Não vale a pena desesperarmos. sabemos que esta é a lógica do espectáculo que os chamados media são. Espectáculo rasca, vazio, com figurantes de terceira ou então com pessoas reais a sofrer a quem no vótice da agonia esvaziam a alma com um microfone apontado à cabeça: " Diga lá o que sentiu quando o seu filho morreu?" e essas pessoas reais sentem-se compelidas a falar. e falam e choram e os fabricantes do espectáculo rejubilam. a dª fátima é uma dessas fabricantes de sabonetes. porque nos havemos de lavar com detergentes desse jaez. É também nesse quadro que as Morgados (independentemente do género) deste rectângulo e doutras figuras geométricas se movem. SNão são espúrias, são pagas para isoo. sabes que existem muitos e variegados pagamentos. nem que seja uma lâmpada a fulgir sobre os lábios que balbuciam qualquer palavra. de preferência "corrupção" ou sexo ou sangue. Esta é a essência da Morgado: um incomensurável vazio sempre em expansão. Depois dela outros virão. estamos, claramente em fim de ciclo e , sinceramente, não asaei o que lá vem. gostaria que as normas ambientais nos protegessem das sagussugas da alma e do espírito.
O outro , o juiz conselheiro deverá explicar que estoirou cmo o MP. Porque ignora?Confesso que se ignora não merece o reino dos céus. Porque quer ou lhe encomendaram?. Tudo cheira a cadáver.em vez de olhos só cadávers sobre as pedras frias das morgues. sobre eles ainda e sempre os holofotes dos ditos media sugando até ao fim a máscara, a persona o nada. Até ficar só a pedra e uma réstea de luz. mas aí já ninguém a vê. já todos cegaram.
Explicarem o quê? A Morgado e o Jiz Conselheiro? caro Guy a razão já não é para aqui chamada. que poderão eles explicara e a quem? Não sabem explicar nada. não lhes sinto centelha ou crítica. Nem estudo ou vontade séria de serem.São meros estômagos.nada mais. Eles vendem o sabonete ou não vendem. quando e se deixarem de vender outros virão. Quem serão esses outros veremos mais tarde.Teremos outra regeneração?mas isso chega?
Enfim corri tanto que quase me perco a amim mesmo.
Grato pela paciência
A Justiça no Gólgota