20080317

Globalização e Estado Providência




Bem me queria parecer que nos anda(va)m a «bater um grande coro».

Não é que o tão incensado "modelo social" do nosso 1.º ministro pinto de sousa - a Finlândia -, afinal, compatibiliza a economia de mercado e a globalização com o Estado-Providência!?...

O resultado é demonstrado no livrinho acima exibido, que desmente que a eficiência e o funcionamento da economia com regras concorrenciais exclua o Estado Providência, como defendem os arautos avençados do regime (e da nossa desgraça), vendendo-nos só a parte que releva para os seus interesses económicos e empresariais, «não deixando pedra sobre pedra» do nosso incipiente sistema de protecção social.
Manuel Castells e Pekka Himanen analisam as relações entre a sociedade da informação, a globalização, com as inerentes consequências do funcionamento da economia de mercado (neo-liberal) e o modelo do Estado-Providência da Finlândia, concluindo pela sua compatibilidade.
Esta era a parte que nos queriam esconder.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Pinto de sousa esconde porque não sabe fazer. claramente o Pinto de sousa é um tipo impreparado, ignorante de valores civilizacionais e culturais próprios da humanidade e do Estado de Direito Democrático.
"Pinto de sousa cheira mal da boca" in manifesto anti pinto de Sousa, Negreiros