20080319

Palavras para quê?

É outro artista português e responde pela cargo de ministro dos assuntos parlamentares.
O excerto bem premonitório, como refere JPT, está no seu ma-schamba, para onde se remete:

“As tendências e as aspirações renovadoras e progressistas da época não tardam a confrontar-se com bloqueios cruzados, que provêm, quer do sistema político, quer da estrutura económico-social, quer da cultura burguesa, quer do campo intelectual propriamente dito. Vistos da perspectiva da intelligentsia nacional - uma perspectiva unilateral que essa mesma intelligentsia conseguirá transmutar ideologicamente, com grande efeito para a posteridade, em a perspectiva global -, os bloqueios induzem ao desânimo e à desistência, ou ao afastamento da acção prática, ou a complexos compromissos com a situação (de que a trajectória política de Oliveira Martins se tornará paradigma), ou ao enfileiramento no optimismo alternativo do movimento republicano.”

Augusto Santos Silva, “O Povo nos seus lugares. O clima moral da primeira etnografia portuguesa.”, Palavras Para Um País, Oeiras, Celta, 1997, p. 116

1 comentário:

PjConde-Paulino disse...

Política, é um substantivo feminino.
Se a política é "feminina" porque há tanta indelicadeza no desempenho dessa arte?

Os duelos com armas de "luva branca"( quando se perde a honra) não são mais evidentes, porque já não há luvas brancas. As luvas, agora, são de várias côres: rosa, laranja, vermelhas, multicor e algumas bem negras.

Ao escrever estas linhas fiz uma pausa, pousei a pena, quer dizer, os dedos sobre a secretária, em granito azul lavrador, olhei o céu azul, límpido, pincelado com nuvens brancas de paz e esperança e pensei:

"Os homens e mulheres do nosso tempo teimam em semear o egoísmo. Os séculos passaram mas o coração dos ser humano não se alterou. No Sec.I o Império Romano dominava os povos, conforme está escrito no livro dos cristãos,(S.Mateus 5:4-7) Cristo perante os políticos da época disse o seguinte:
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;" Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Se os políticos não conseguem semear esperança , vamos olhar o céu, nunca perdendo o objectivo nem a Fé inteligente , de individualmente, ou em famílias seguir o caminho propício ao desenvolvimento da nossa terra.