20080330

José Eduardo Agualusa

«Agostinho Neto foi um poeta medíocre. O mesmo se pode dizer de António Cardoso ou de António Jacinto. Foram todos eles grandes figuras do nacionalismo angolano, e eventualmente muito boas pessoas..., mas eram fracos poetas

As frases suicidárias de José Eduardo Agualusa podem valer-lhe o definitivo ostracismo perante a inteligentzia oficial angolana, que não lhe perdoará tamanha «heresia».
Com isso, o escritor subiu muitos pontos na minha irrelevante consideração. Pelo desassombro e, mesmo, pela coragem (inclusive física), que é necessário para afirmações dessas, em sítios desses.

Continuar a acompanhar a triste novela panegírica do regime no origem das especies.

1 comentário:

Anónimo disse...

Confesso. Humildemente confesso que não sou um apreciador da escrita de Agualusa. Também penso que não vai além da suficiência a atirar para o medíocre.
Contudo, como não meço os homens por esse alto erguer que a maior parte não atinge (felizmente) tenho a maior das considerações po Agualusa. faz o que gosta e o melhor que sabe e pode. Isso éwe um mérito e é ecológicamente saud+avel (contribui parea a saúide do mundo). Concordo , aliás, em absoluto sobre as opiniões que ele emitiu sobre a a qualidade da intervenção de António Cardoso, António jacinto ou Agostinho Neto:MEDÍOCRE. Mas fizeram e como a desculpa para a omissão é sempre mais cómoda do que para a acção eu preferi vê-los fazer (aliás como a Agualusa).
De tudo isto decorre que a arte não é neutra em sentido nenhum. a ciência também não. Tudo implica com tudo e , em certas conjuntutras históricas, existem sempre mais hipóteses de intervir por qualquer via (mesmo por recirso a expressões artísticas básicas e medíocres). Não obstante prefiro tal atitude à omissão, mesmo que discorde da acção tomada.
Em portugal podíamos revolver a história recente e encontrar poetas e escritores publicados inenrráveis que apenas as conexõe ideológicas fizeram aprecer. Eexemplos: Urbano tavares Rodrigues, Fernando namora,, Gusmão, maria Roma, freitas do amaral, manuel alegre em alguns dos seus livros, miguel Torga em outros tantos livros e Piores poemas, As três marias (só para rir), enfim uuma lista infindável. Repito. Não obstante prefiro que eles façam do que se escondam. è mais bonito e saudável, por que isso é viver, o resto é durar.
Cumprimentos caro GuY
Arquimedes